Mato Grosso estará vivenciando, em 2024, as atividades de comemoração do centenário de nascimento do historiador, memorialista, poeta e Mestre da Cultura, Natalino Ferreira Mendes (1924-2024).
Nascido em Cáceres, Natalino foi um pesquisador das coisas da sua cidade natal, pautando o olhar numa perspectiva do macro sistema de produção econômica e social brasileiro e internacional. Sua vida se confunde com a sua obra e não se tem a dimensão de como e quando uma influencia a outra, criando um referencial memorialístico da e sobre a cidade.
Comemorar o Centenário do seu nascimento é um imperativo que se debruça sobre o papel da memória daqueles que se dedicam aos arquivos e cria poesia. Um legado que faz sentido à medida em que é descoberto e utilizado como fonte de pesquisa e de recriação.
A abertura oficial do Ano Centenário acontecerá, na Câmara Municipal de Cáceres, no dia 08 de janeiro de 2024, às 19h30, para o qual toda a população é convidada a acompanhar, tanto presencial quanto remotamente.
Apoiam as atividades de comemoração os Poderes Executivo e Legislativo, além de professores das escolas públicas e particulares e o povo em geral, em torno do qual foram delicadamente pensadas as atividades, que envolvem encontros, seminários, grupos de estudos sobre a obra e a fortuna crítica do escritor.
Salienta-se que as atividades de memória tiveram início, em 2022, com o Documentário sobre a vida e obra do escritor, tendo continuado no ano de 2023 com estudos e pesquisas a partir de sua obra poética, que será utilizada em outras plataformas de divulgação cultural.
Pretende-se, assim, trabalhar para a construção da consciência de preservação da memória, pois qual seria o objetivo do trabalho de uma vida inteira se vier a desaparecer na poeira do tempo?!
Para conhecer uma parte da vida e da obra de Natalino Ferreira Mendes, acesse o site https://www.natalinoferreiramendes.com.br/ .
__________
Por Castrillon Mendes - publicado no site Tyrannus Melancholicus no link:
https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/grande-literato-nascido-em-caceres/14716
*Olga Castrillon Mendes integra a Academia Mato-grossense de Letras